top of page

Campanha patrocinada

 

Um sorriso para a Cassandra

 

Foi definido em sede dos Estatutos da nossa instituição, concretamente no número 1, do artigo 10º (Fins em especial), como escopo prioritário e permanente da instituição, o apoio directo a pessoas a quem os desígnios insondáveis da natureza deram um sorriso, porventura diferente, mas não menos especial.

 

Tendo-nos sido solicitado um apoio priveligiado de âmbito institucional, associamo-nos e apoiamos esta iniciativa com vista a permitir a consecução dos objectivos específicos, através da adopção de meios que possibilitem, nomeadamente, a emissão de comprovativos dos donativos efectuados.

 

Campanha: Um sorriso para a Cassandra
Missão: Uma carrinha adaptada para transportar com segurança a Cassandra

Rede social: https://www.facebook.com/UmSorrisoParaACassandra?fref=ts

Apoios: NIB 003502720000762010004 - IBAN PT50003502720000762010004

 

Conheça a história da Cassandra:

 

Às 3 horas da manhã do dia 6 de agosto de 2003, nascia no hospital de Oliveira de Azeméis, a Cassandra, uma linda bebé de 3 quilos e 600 gramas. Filha de Jorge Romeu e Graça Oliveira, a Cassandra foi uma criança calma e bem-disposta até aos dois anos de idade. Começou a caminhar com 16 meses e a primeira palavra que pronunciou foi papá, para orgulho do seu progenitor.
 

Com pouco mais de 2 anos, a Cassandra deu indícios que algo se passava com a sua saúde. Começou a perder o equilíbrio e a deixar de pronunciar certas palavras que já constavam do seu vocabulário. Essa regressão levou os pais a consultar de imediato o pediatra da criança, que os encaminhou, por sua vez, para um neuro pediatra. Apos dois penosos dias de internamento, a fim de realizar vários exames, foi diagnosticado à Cassandra Mucopolissacaridose IIIB ou doença de Sanfilipo, uma doença neuro-degenerativa, sem qualquer tratamento ou cura que afeta, de forma agressiva, o sistema nervoso central.
 

A partir desse momento, a vida pacata deste jovem casal tornou-se numa luta diária para proporcionar à Cassandra o maior conforto possível, assistindo com coragem e determinação à degradação vertiginosa do estado de saúde da filha.
 

Entre sessões de fisioterapia e operações cirúrgicas para melhorar o bem-estar físico da Cassandra, a menina deixou de falar, de andar e começou a apresentar limitações ao nível da audição e da visão. Atualmente com 10 anos de idade, a Cassandra é uma menina que usa fralda e manifesta muitas dificuldades em engolir os alimentos líquidos e sólidos, tornando-se totalmente dependente de terceiros.

 

Apesar desta sua vida tão difícil, a Cassandra aprecia o toque suave, os carinhos, o cantarolar, o sossego e o tom de voz meigo. Gosta que estabeleçam contacto visual e diálogo com ela, manifestando sons de agrado e sorrisos.
 

De forma a permitir a deslocação da Cassandra, no seu dia-a-dia e suavizar a sua vida tão difícil, é premente que os pais possam adquirir uma carrinha adaptada. Nesse sentido, estão a ser desenvolvidas várias iniciativas para angariar dinheiro para custear o veículo, que poderia facilitar a vida desta pequena guerreira.

 

Participem nessas iniciativas. Se todos ajudarmos, facilitaremos o percurso de vida desta criança. O privilégio de ter um filho saudável, fez com que eu abraçasse a missão Um sorriso para Cassandra com toda a minha garra e determinação.

bottom of page